Programação/ Exposição

Exposição sobre São Jorge termina na próxima sexta

Imagem: Raimundo Rodriguez

Quem quiser conferir a mostra Salve São Jorge 23 no Espaço Imaginário, no Lapa Café, deve se apressar pois ela termina na próxima sexta (07).  A exposição, que fica em cartaz todos os dias de 10h às 21h,  reúne cerca de 80 obras de vários artistas plásticos como Carlos Borges, Marcio Zardo, Maurício Santos, Karla Gravina e Josete Cherene.
O Sete Artes entrevistou um dos expositores, o artista visual Carlos Borges. A obra em exibição é o número 26 da série Meu/Nosso referencial, que o artista realiza desde o ano passado e pretende que chegue ao número 100. Em entrevista ao jornal Carlos explicou a obra:
"Uso as letras das palavras do título ligando uma cor (vermelha, azul ou amarela) a cada palavra e fazendo variações (dos tipos de veremelhos ou azuis ou amarelos de letra para letra) e do local da colocação das mesmas no plano da tela. Pinto cada letra com tinta acrílica bem transparente, em uma técnica que se aproxima da aquarela. Assim as cores vão se sobrepondo e gerando novas cores e novas formas", explicou Carlos Borges.
Obra da série Meu/Nosso Referencial está em cartaz na exposição Salve São Jorge 23
Imagem: Carlos Borges
Carlos acresecenta ainda que a pintura explicita o próprio ato de pintar:
"Essa pintura dá continuidade à minha pesquisa. Seu título se refere ao próprio processo de pintar e ao fato de que durante a construção (feitura, pintura) de um quadro enquanto estou pintando sou o único a quem o quadro pertence, o único a tomar decisões e a colocar ou não meus referenciais (que me levaram a pintar) e ao fato de que terminado o quadro, ele pertence (visualmente) a todos que o olharem. seu julgamento já não depende do meu referencial. Essa é a questão pretexto para ter o prazer de pintar e ver surgirem formas e cores sem muito controle...", enfatiza o artista visual.
No final da entrevista, Carlos Borges afirma que não quer pessoas indiferentes a sua obra:
"Espero que seja visitada, que as pessoas vejam e gostem ou detestem mas que não fiquem indiferentes quanto ao meu trabalho", finalizou Carlos.
O Espaço Imaginário fica na Lapa: Avenida Gomes Freire, n° 457 
Confira também:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!