O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

História/ Artes Plásticas

Ah, o amor!!

Imagem: Autoria Deconhecida/ Flickr Fundacíon Dalí


Imagem: Autoria Desconhecida/ Flickr Fundacíon Dalí





Salvador Dalí e Gala Éluard viveram um romance intenso
Demias Imagens: Autoria Desconhecida

O Dia dos Namorados foi no último sábado (12), mas nunca é tarde para falar de amor. Salvador Dalí, bem como outros artistas, teve uma musa: a russa Gala Éluard, que conheceu, em 1929, na casa do então marido dela, Paul Éluard. Uma mulher por quem se apaixonou e por quem morreu.

Ambos viveram um romance digno de filme e repleto de obstáculos. O primeiro, Gala era casada. O segundo, ela era 10 anos mais velha que Dalí. O terceiro, a oposição do pai dele ao relacionamento. Mesmo assim, contra tudo e contra todos, eles se casaram em 1934 e tiveram uma filha.

Gala foi personagem de várias telas do artista, como “Galatéia das Esferas”, “O descobrimento da América por Cristovão Colombo” e “O Grande Masturbador” só para citar algumas.

Sabe aquela história de todo namorado: “Se eu pudesse eu comprava a lua para você!”? Pois é! Dalí não comprou a lua, mas um castelo medieval para Gala. Muitos surrealistas acusavam Gala de ser gananciosa e por isso ter feito Dalí banalizar sua arte em troca de dinheiro. Mas, acusações a parte, Dalí amava Gala ao ponto de nunca recusar nenhum pedido dela.

Algumas biografias citam que no final do relacionamento Dalí e Gala já não se amavam tanto como no ínicio. Que ela tinha numerosos amantes mais jovens e que Dalí tomava remédios para depressão. Mas, ele não deixou de amá-la.
Em 10 de junho de 1982 Gala morreu e Dalí entrou em depressão, perdendo a vontade de viver. Por vezes ficou desidratado e teve de ser alimentado por uma sonda nasal porque se recusava comer. Gala foi enterrada no castelo de Pubol e foi para lá que Dalí se mudou depois da morte dela. Sete anos depois, ele morreria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana