O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Literatura / Luto


O adeus ao escritor José Saramago


Imagem: Reprodução de Internet
O escritor português José Saramago será cremado hoje (20) no cemitério Alto do São João, em Lisboa, Portugal. De acordo com informações da BBC Brasil as cinzas serão divididas por dois lugares – a vila de Azinhaga, na Espanha (onde ele nasceu em 1922), e Pias, em Lanzarote, na Espanha (onde vivia desde 1993). Foi decretado luto oficial de dois dias em Portugal devido a morte de Saramago.

Prêmio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago é um dos mais importantes escritores de língua portuguesa do século XX.  Em 60 anos publicou cerca de trinta obras, novelas, poesias, ensaios e peças de teatro.

Em depoimento a BBC, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou:
“Saramago é um grande artista português, um grande escritor português e um homem muito mais popular do que muitos pensam. É um homem não apenas conhecido pela sua obra junto dos meios intelectuais, mas é um escritor que deixa uma marca e uma impressão muito profunda na alma portuguesa”, destacou o premiê.

Saramago morreu na última sexta-feira (18) de falência múltipla dos órgãos. O escritor já havia passado por diversas internações nos últimos três anos devido à leucemia crônica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana