O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Programação/ Exposição

Sergio Allevato na Artur Fidalgo


 

A Galeria Artur Fidalgo recebe, a partir do próximo dia 04, a primeira exposição individual do artista Sergio Allevato. A mostra reúne trabalhos que a primeira vista parecem apenas arte botânica. Mas, na realidade, vão além disto ao dialogarem com personagens do imaginário infantil, como Mickey, Hanna Barbera e Pinóquio. Dividida em pequenas séries - como “Atlas Botânico” e “Rio de Janeiro” - a exposição tem entrada franca e está em cartaz no espaço até o dia 04 de setembro.

De acordo com informações divulgadas no release da exposição, o trabalho mistura elementos de pesquisa botânica com a criatividade do artista de modo a conduzir o expectador a refletir sobre as obras:
"O jogo proposto pelo artista é assim estendido a uma ampla pesquisa da botânica e da nacionalidade ou afinidade territorial dos personagens de desenhos animados e HQs."
"Há uma parte da planta de que o personagem de gibi freqüentemente se apossa: o órgão reprodutor. Em um dos trabalhos, o Pinóquio “excitado”, é o androceo da Amaryllis. Tanto o desenho que descreve cientificamente a espécie botânica quanto o personagem infantil –, que remetem, respectivamente, ao controle da natureza e à pureza da infância –, são deslocados. (...) A mistura inesperada de campos díspares deixa o observador desconfiado, como quem está diante de um trabalho malicioso, em que as coisas – a infância, a natureza, a cultura –, não são o que parecem."
A mostra está em cartaz de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h.

A Galeria Artur Fidalgo fica em Copacabana: Rua Siqueira Campos, nº 143, loja 147

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana