Programação/ Exposição

Hélio Oiticica – Museu é o Mundo


'Macaléia' (1978). Obra: Hélio Oiticica

A mostra 'Hélio Oiticica – Museu é o Mundo' está em cartaz em diversos pontos do Rio e é considerada por seus idealizadores, Cesar Oiticica Filho e Fernando Cocchiarale, a maior já realizada sobre o artistaCerca de 90 obras, além de filmes, fotografias e documentos, foram reunidos para compor a exposição, que está em cartaz simultaneamente no Paço Imperial, na Casa França-Brasil e em instalações na Central, nos jardins do MAM (Aterro do Flamengo), nas Praças XV (Centro) e do Lido (Copacabana) e no Centro Cultural Cartola (Mangueira). 


'Tropicália' (1968). Hélio Oiticica

A Casa França-Brasil recebe os penetráveis “Éden” e “Gal” (1969), PN27 "Rijanviera" (1979); o parangolé “Capa Feita no Corpo” (1968), e os filmes “Agripina É Roma Manhattan” (1972), e “Brasil Jorge” (1972). Já no Paço Imperial, os metaesquemas (séries de desenhos, como “Grupo Frente” e “Pré-neoconcreto"), os relevos espaciais, os parangolés e bólides ocupam todo o primeiro andar do prédio. Os destaques da exposição ficam por conta dos penetráveis “PN 16” (ou “PN Nada”) - exposto na Praça XV; “Éden"- instalado na Casa França-Brasil; e “Bólide Área Água”, - na Praça do Lido.

A mostra gratuita está em cartaz até 21 de novembro e é possível visitar todo o trajeto utilizando transporte gratuito oferecido na Casa França-Brasil, aos sábados e domingos, de 11h30 e 15h30. Informações.

O Paço Imperial e a Casa França-Brasil ficam no Centro: Praça XV, nº 48 e Rua Visconde de Itaboraí, nº 78, respectivamente.
Imagens: Edouard Fraipont
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!