Programação/ Exposição

Sandback: o espaço nas entrelinhas


Fred Sandback. Study Two Part Vertical Construction (1986)

O Instituto Moreira Salles recebe até 24 de outubro a mostra 'Fred Sandback: o espaço nas entrelinhas'. A exposição aborda a trajetória do norte-americano Fred Sandback (um dos maiores artistas contemporâneos do mundo) com esculturas, desenhos, gravuras, litografias e serigrafias feitas pelo mesmo.  A mostra também está em cartaz no IMS-SP e no Centro Universitário Maria Antonia, na USP.

''Aclamado pela crítica internacional, Sandback compôs, por quase 40 anos, suas esculturas utilizando sempre o mesmo material – fio acrílico de lã colorida. O artista utiliza a linha no espaço para construir, articular e definir situações espaciais particulares. Esticando um fio de um ponto a outro em uma sala, Sandback sugere volumes a partir da interação das linhas com os espaços vazios. O artista cria uma experiência visual única para o espectador, que tem a percepção da obra continuamente alterada à medida que se movimenta. Seu trabalho embaralha os limites entre desenho, escultura e ambiente.'', acrescenta o release presente no site do Instituto.
A mostra tem entrada franca e está em cartaz de terça à sexta, das 13h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Durante a semana há visita guiada.



Fred Sandback
 
Robert Morris e Donald Judd, destaques do movimento minimalista, são as principais influências de Sandback. Segundo  a curadora da exposição no IMS, Lilian Tone, “o impacto que esses artistas tiveram sobre Sandback pode ser sentido em sua busca por uma forma de escultura desprovida de narrativa ou de sugestões compositivas”.

Sandback expôs em grandes museus e galerias internacionais, como o Art Institute of Chicago (EUA), a Pinakothek der Moderne (Munique, na Alemanha), o Henry Moore Institute (Leeds, na Inglaterra) e o Whitney Museum of American Art (Nova York, nos EUA). Há uma exposição permanente do artista na  Dia: Beacon, em Nova York.

Instituto Moreira Salles fica na Gávea: rua Marquês de São Vicente, nº 476
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!