Programação/ Rio Antigo/ Exposição

Raimundo Rodriguez no Arte de Portas Abertas

Raimundo Rodriguez. 'Carrossel'

A 20ª edição do festival 'Arte de Portas Abertas' termina nesse domingo (12), em Santa Teresa. Essa é a última chance para conferir os trabalhos dos artistas plásticos da região e de convidados. Os ateliês estão abertos à visitação, das 11h às 18h. E se bater aquela fome ainda dá para conhecer o roteiro gastronômico do bairro.


Raimundo Rodriguez. 'Carrossel'

O artista plástico Raimundo Rodriguez expõe a obra 'Carrossel' no quintal do Museu Casa de Benjamin Constant. A instalação tem 2,5m de altura por 4m de diâmetro e é composta por oito cavalinhos de papelão, envelhecidos com verniz e betume. Rodriguez nos remete ao passado ao contemplarmos sua obra. Das bolas de gude nos olhos dos cavalos aos mesmos temos reminicências da infância antiga. Bem diferente dos dias de hoje:
"Há um movimento giratório concêntrico que de maneira vertiginosa nos captura para dentro de um universo já extinto. Aprisionados nessa camada intermediária entre devaneio e realidade, somos levados a caminhar por um chão batido onde a poeira fina se levanta rapidamente envelhecendo ainda mais os banquinhos de praça e o caramanchão verde ao fundo. Nesse cenário bucólico, onde árvores de várias espécies juntam-se ao hermetismo da casa branca do século XIX, encontramos a imagem materializada de uma estrutura deslocada do espaço e do tempo", destaca o release recebido pelo Sete Artes.
"Nos olhos dos oito cavalos vemos um reflexo negro-azulado próprio das bolas-de-gude, um outro elemento que remete a brincadeiras infantis quase que inexistentes nos dias de hoje, ao mesmo tempo em que, nas celas dos cavalos, materiais como os discos compactos – cd´s são incorporados nos trazendo momentaneamente de volta ao espaço-tempo real, num ir e virconstante, moroso", finalisa o texto escrito pela Doutoranda na linha de Pesquisa de História e Crítica da Arte pelo PPGAV-UFRJ Renata Gesomino.

O evento ocorre em Santa Teresa: Rua Felício dos Santos, nº 9,  casa 1
A obra de Raimundo Rodriguez está exposta no Museu Casa de Benjamin Constant: rua Monte Alegre, 255
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!