Clipe de Domingo

Jeremy spoke in class today...


O hit "Jeremy" da banda estadunidense Pearl Jam foi lançado há 11 anos e continua atual. A canção é o terceiro single do primeiro álbum do Pearl Jam, Ten, de 1991. A música ficou conhecida pelo videoclipe no qual um adolescente que sofre bullying comete suícidio dentro da sala de aula na frente dos colegas e professores.

O vídeo é baseado em histórias reais. De acordo com a Wikipédia:
"A inspiração principal veio de uma matéria de jornal sobre um garoto de 15 anos, Jeremy Wade Delle, nascido em 10 de Fevereiro de 1975, de Richardson, Texas, EUA, que cometeu suicídio com uma arma de fogo na frente de sua turma de Inglês, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 1991, pelas 9:45 horas." - e prossegue - "Após chegar atrasado na escola aquela manhã, foi dito a Delle que pegasse uma autorização na direção. Ele saiu da sala e voltou com um revolver .357 Magnum. Delle foi até a frente da classe, anunciou "Senhorita, eu peguei o que tinha ido buscar", colocou o cano da arma na boca, e puxou o gatilho antes que a professora ou alguém de sua turma pudessem fazer alguma coisa."
A segunda inspiração vem de um colega de turna do vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder: "Quando eu estava no ginásio, em San Diego, Califórnia, eu conheci uma pessoa que fez a mesma coisa, só que ele não se matou, mas acabou dando uns tiros numa turma de oceanografia. Eu me lembro de estar nos corredores e ouvir a respeito, e eu realmente havia implicado com o rapaz no passado."

Leia mais sobre o hit aqui.

 

O Pearl Jam é uma banda de rock oriunda de Seattle, nos Estados Unidos. Segundo dados da Wikipédia: Ela "detém uma marca inusitada: durante a turnê de Binaural, lançou nada menos que 72 CDs duplos, que traziam na íntegra cada um dos concertos da turnê. Suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster tornaram-se marcos. No caso contra a distribuidora de ingressos, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse seus lucros, a fim de diminuir o preço dos ingressos de seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária, o Pearl Jam tornou-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock vendendo ate a data cerca de 30 Milhões de discos nos Estados Unidos, e 60 Milhões em todo o mundo."

Assista a primeira versão do videoclipe aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!