Perfil/ Roberto Bellonia

Roberto Bellonia: A arte de fotografar a arte

por chandra santos



O fotógrafo Roberto Bellonia iniciou a carreira em Petrópolis, cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro. “Meus primeiros trabalhos foram para uma coluna social que havia no jornal, com o colunista Dudu Garcia. Nós cobríamos os eventos sociais da cidade”, relembra Roberto que trabalhou no Diário de Petrópolis, em 1976.

Atualmente, ele trabalha com fotografia de eventos ligados à arte em geral. “isso inclui cobertura de vernissages, catálogos e portraits de artistas”, explica Roberto para em seguida destacar, “um trabalho importante nessa área foi o livro da coleção Paulo Geyer, que hoje pertence ao Museu Imperial de Petrópolis. Outro  marco importante na minha carreira são os trabalhos para a Galeria Rembrandt, do renomado galerista Ricardo Kimaid, um dos maiores conhecedores de arte no Brasil.”

Entre os clientes do fotógrafo estão galerias, revistas nacionais e internacionais, artistas novos e antigos, alunos da EAV Parque Lage, antiquários, colecionadores e restauradores de objetos de arte, como por exemplo a loja “Ao Faz Tudo”, que há mais de 100 anos restaura relíquias.

Bellonia estudou em Paris e especializou-se em arte nos Estados Unidos, trabalhando na HW Gallery,uma das mais importantes galerias americanas. “Lá tive oportunidade de fotografar o acervo de Roberto Rauschemberg, artista do expressionismo abstrato e do pop art”, conta.

O artista revela ainda seus projetos: “um dos projetos atualmente é o acervo da Galeria Rembrandt eoutro é um livro de fotos para a empresa Wilson, Sons, que estamos começando afazer sobre as aves marinhas brasileiras”. 

Perguntado sobre a questão da fotografia no Brasil, Bellonia é direto: “o Brasil não deve nada a nenhum país, temos aqui fotógrafos maravilhosos”, e prossegue, “aqui a fotografia digital tumultuou um pouco o mercado, pois amadores invadiram o mercado profissional sem nenhum estudo ou preparação. Mas ainda tem aqueles que reconhecem um bom trabalho feito com qualidade e carregado de anos e anos de dedicação e experiência.”

Para conhecer mais sobre o artista acesse www.bellonia.com.br.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!