Por dentro do Museu Imperial

Hoje!!


Palestra na Casa de Cláudio de Souza fala sobre imprensa feminina do início do século XX*

Cláudio de Souza foi um importante escritor e dramaturgo brasileiro, tendo presidido a Academia Brasileira de Letras em duas ocasiões (1938 e 1946). Mas uma face sua que poucos conhecem é o seu grande entendimento sobre o universo feminino, que esteve presente em suas obras literárias, peças teatrais e artigos.

O maior exemplo dessa face é a sua colaboração na Revista Feminina, que circulou entre 1914 e 1936, na qual escrevia sob o pseudônimo de Anna Rita Malheiros. A publicação, que pertencia à irmã de Cláudio de Souza, chegou a vender 20 mil exemplares na década de 1920, quando a média de revistas de grande circulação era de 10 mil. Grande parte desse sucesso se devida aos artigos de Anna Rita, da qual não se descobriu a verdadeira identidade até o término da revista.

É sobre esse tema que a professora e pesquisadora paulista Sandra Lúcia Lopes Lima falará no dia 23 de setembro, na Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial. A palestra “Cláudio de Souza e a Revista Feminina” terá início às 18h30, com entrada gratuita.

O público poderá conferir ainda a exposição “O olhar feminino na literatura de Cláudio de Souza”, que aborda não somente sua participação na Revista Feminina, mas todos os aspectos de sua vida e obra que possuem relação com as mulheres. A mostra está aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, mas, no dia 23, poderá ser visitada no horário da palestra.

Em seguida, às 20h, a noite será fechada com o concerto “Mulheres, Museus e Memória”, no qual o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) irá apresentar um repertório formado por compositoras mulheres.

A programação da Casa de Cláudio de Souza faz parte da 5ª Primavera dos Museus, que acontece em todo o país e tem como tema “Mulheres, Museus e Memórias”. Além dos eventos da Casa, o Museu Imperial promove ainda exposições, uma mostra de cinema e outras atividades na instituição. Para a programação completa da Primavera, acesse www.museuimperial.gov.br.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-3418.

SERVIÇOS

Palestra “Cláudio de Souza e a Revista Feminina”
Data: 23 de setembro de 2011 – 18h30
Local: Casa de Cláudio de Souza - Praça de Liberdade, 247, Centro, Petrópolis
Telefone: (24)2245-3418
Entrada Franca

5ª Primavera dos Museus
Datas: de 19 a 25 de setembro de 2011
Locais: Museu Imperial e Casa de Cláudio de Souza
Informações: www.museuimperial.gov.br

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

*Texto: Assessoria de Imprensa do Museu Imperial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!